Esse é o livro de cabeceira do GG.

Tomei conhecimento de que alguns membros quando eram levantados a ungido,mas precisamente quando era gente chegada ao VPC era indicado ler o Livro de Maquiavel ” O Príncipe”

Nada contra a essa leitura, mas deveria orientar a ler a se aprofundar nas Escrituras sagradas não nesse tipo de leitura,pois são parecidos, dá para entender de onde tiram tanta inspiração para a maldade.

Esse é o livro de cabeceira do GG.

Imagem

Breve resumo do que vem a ser esse Livro:

Primeiro mandamento de Maquiavel:

1° Zelai apenas pelos vossos próprios interesses.

Isso o VPC fez com muita destreza pois cuidou muito tanto para ele quanto para seus familiares laranjas quando usou o dinheiro dos dízimos em seu favor e de seus parentes e chegados.

Segundo Maquiavel  a humanidade era uma legião de indivíduos ingênuos e brutos, e que esses brutos poderiam oprimir os ingênuos para alcançar os seus fins.

2° Não honreis a mais ninguém além de vós mesmos.

Essa aqui então é bem  cara dele. Toda honra só a ele.Lembram da praça do Papa?

Na opinião, de Maquiavel  para que um país ou nação fosse bem sucedido, se fazia necessária apenas a existência de um chefe, e que todas as outras pessoas deveriam ser escravas, ou seja, um príncipe só pode receber benefícios e nunca conceder. Parece com ele!

3° Fazei o mal, mas fingi fazer o bem.

Esse mandamento o VPC deitou e rolou, até ser desmascarado.

Segundo maquiável  Ele acreditava piamente no valor da insinceridade, sempre aconselhava aos estadistas a nunca serem honestos, e afirmava que ser bom é prejudicial, mas que o importante é parecer ser bom; pois, com a finalidade de preservar seu poder, o príncipe, quando necessário, deve cometer roubos, agir contra a justiça, e outras barbaridades mais, porém, os seus súditos não podem desconfiar, devem acreditar, ingenuamente, que o príncipe é uma criatura nobre, honrada e digna de reverência.

Muita semelhança hem!

4° Cobiçai e procurai obter tudo o que puderdes.

Foi o que os meia solas fizeram esses 45 anos, devem ter lido muito esse livro de cabeceira do VPC Gedelti.

Segundo Maquiavel o príncipe deve correr atrás de tudo que ele desejar, não importando, de maneira nenhuma, os direitos dos outros, mas, avisa ele, “Roubai tudo o que puderdes e silenciai os que se queixarem; aparentai ser sempre um príncipe liberal”; ou seja, Maquiavel diz ao príncipe, que controle a sua cobiça, não porque considere isso um erro, mas porque roubar de mais de seus concidadãos pode acarretar a ira deles, e eles poderiam tramar contra o próprio príncipe. Assim, ele aconselha que roube dos estrangeiros que seriam fracos no propósito de realizar alguma vingança.

5° Sede miserável.

Terrível essa. me faz lembrar das vaquinhas que tínhamos que fazer para comprar produtos de limpeza e eles se esbaldando com nosso dinheiro.

Maquiavel aconselha que o príncipe, guarde seu dinheiro e gaste o dos outros. Afirmando que um príncipe não pode ser generoso com os seus súditos, pois, se chegar a esse ponto de tamanha generosidade, todos os seus súditos ficaram contentes, mas depois quando os seus fundos se tornarem escassos, será obrigado a aumentar os impostos do seu povo. Em se tratando do dinheiro pilhado nas guerras, com este sim, o príncipe deve ser generoso, pois desta forma, a população o louvará e estará disposta a lutar e morrer por ele em novas batalhas.

6° Sede Brutal.
Essa o VPC era PHD, em grosseria, mal educado e metido a dar ordens.

Um príncipe nunca pode ser suave no seu comando, tem que ser brutal, porque, escreveu Maquiavel “somente um bruto pode ser um grande rei”, do contrário, todos os que amaram a justiça, ou foram benevolentes tiveram um destino cruel. Em suas palavras: ”Um príncipe, para observar a obediência de seus súditos e o respeito de seus soldados, terá que sufocar em si o homem e desenvolver a besta.”

7° Lograi o próximo toda vez que puderdes.

Me diz quantas vezes fomos logrados? perdemos a conta.

Ele recomenda ao príncipe que seja feroz que nem um leão e astuto que nem uma raposa. Pois, pensa ele, que para derrotar seus inimigos o príncipe deve convertê-los em brutos, e dessa forma, agir como uma raposa para obter sucesso.

8° Matai os vossos inimigos e, se for necessário os vossos amigos.

Duro essa hem! mas á a realidade que vivemos.

Maquiavel viveu numa época onde era comum queimar pessoas nas fogueiras, só por terem uma outra religião, jogar pessoas aos leões por diversão, como se estivéssemos indo assistir à uma partida de futebol, então, matar inimigos e até mesmos assassinar os próprios amigos eram atitudes aceitas como via de regra do mundo daquele período.


9° Usai a força, em vez da bondade, ao tratardes com o próximo.

Essa aqui é a cara deles, usaram a força esses anos todos mas agora querem amor dos membros.

Quem não se lembra da famosa frase “não quero ser amado, quero ser temido”, é nesse mandamento que ele trata desse assunto. Em suas próprias palavras ele o expressa assim: “Quando tiverdes um príncipe rival fora dos vossos domínios, fazei uma investida contra ele e destrua inteiramente as raízes de sua família”; aqui ele quis dizer, para matar todos da família sem deixar sobrevivente algum, porque, este, algum dia, pode querer se vingar do mal que você cometeu a sua família; e continua ele: “um homem ambicioso não pode ser cruel apenas em parte; sê-lo-á de um modo completo ou terá de renunciar à sua ambição.

10° Pensai exclusivamente na guerra.

Hoje é uma das preocupações da cúpula. Estratégias foram criadas mas não deram certo.

“Um príncipe deverá dedicar-se exclusivamente à arte de matar, pois a guerra é a única arte a que se deve dedicar um governante.” O príncipe deve estar sempre compenetrado na arte da guerra e não se distrair dela em nenhum momento. Em tempo de paz, ele deve se preparar para a guerra, todas as suas leituras, jogos e etc. tem que haver um fim de se preparar, criar estratégias, para uma futura conquista ou defesa de seus interesses, pois, no mundo maquiavélico todos os caminhos conduzem à guerra.

#

#

Quem tiver curiosidade leia os 10 mandamentos e verá como é semelhante ao que estamos passando hoje.

CVA

.Fonte: http://mitologiasemisterios.blogspot.com.br/2010/10/os-10-mandamentos-de-maquiavel.html

 

Anúncios

1 comentário

  1. ‘Maquiavel viveu numa época onde era comum queimar pessoas nas fogueiras, só por terem uma outra religião, jogar pessoas aos leões por diversão, como se estivéssemos indo assistir à uma partida de futebol, então, matar inimigos e até mesmos assassinar os próprios amigos eram atitudes aceitas como via de regra do mundo daquele período’.

    Maquiavel viveu na República Florentina, Itália por volta de 1500. Nessa época não “era costume jogar ninguém aos leôes” Isso aconteceu nos primórdios da era cristã em Roma.
    NÃO CONFUNDA DOIS PERÍODOS TOTALMENTE DIFERENTES !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s